Tempo

Anoiteceu e mais um dia se foi. Ás vezes é difícil imaginar o dia sem problemas, sem o barulho da cidade, sem as chateações do trabalho e o estresse de conviver com o defeito dos outros. A nossa vida é fundamentada na busca de um pão, de um lugar ao sol, batalhamos hoje para usufruir no futuro. Quem garante? A vida não perdoa ninguém, prega peças e muda o jogo quando bem entende. Quem não se lembra dos jovens ideais da revolução contra a ditadura, toda aquela esperança de um mundo fraterno e igualitário? Eles fracassaram... Hoje vivem de terno e gravata atrás de uma mesa com as papeladas do Brasil.

Cheguei a uma conclusão interessante: com toda essa facilidade do mundo globalizado, nós criamos um outro tempo e nada tem a ver com o relógio tradicional. Esse tempo nós não controlamos, não tem ponteiro e nem sequer números. Ele é medido pela quantidade de tarefas que iremos executar ao longo do dia. Se eu tenho muito trabalho, reunião e mil e um afazeres, o meu relógio deveria ter 30 horas, afinal 24 horas é muito pouco para tamanha preocupação com o futuro. Cursos, formações, faculdades, empregos. Para quem é isso? Planejamos, planejamos, planejamos, queremos os melhores empregos, queremos as melhores escolas, queremos os melhores cargos. Como dizem que tempo é dinheiro, então estamos perdendo tempo. Saber viver ninguém sabe, somos imperfeitos, insatisfeitos. Se faz chuva reclamo, se faz sol reclamo, essa é fraqueza do ser humano: ser imperfeito. O tempo sempre foi o mesmo, fomos nós que mudamos com o tempo.

Para Déborah Barros



5 comentários:

Leandro Assen disse...

Realmente o tempo nao passa... na verdade: o tempo nao existe. So existe algo continuo... e somos nos que passamos/mudamos. Nao é tão dificil imaginar um dia sem problemas, na verdade somos nos que imaginamos os problemas, basta imaginar o contrario. "Cursos, fomaçoes, faculdades, empregos"... ora fazem parte da vida... como se fosse algo agregado... devemos querer nao o Melhor relativo a algo... deve-se buscar o melhor pra si...! E , Saber viver, todos sabem viver SIM, ora: a vida é pra ser vivida... todos vivem...! Agora, se a vida é a melhor q se sonha, esse é outro problema. O ser humano pode ser perfeito sim, algo nao é pode ser sempre perfeito em si... mas pode se tornar. So acreditando e IMAGINANDO e nos podemos ver algo de perfeito e assim nos tornando satisfeitos.

PS: A igualdade... Eles fracassaram pq a igualdade nao é o ideal... somos feitos de difenrenças... o ideal estar em se reconhecer as diferenças... se fossemos todos iguais, a vida nao seria muito interessante....
PSS: diferença é diferente de injustiça...

Anônimo disse...

Estive pensando esses dias se toda minha correria e preocupações valem a pena. Muitas vezes ligo tanto pro que eu tenho que fazer que até esqueço que benefício ou malefício isso vai trazer pra mim, faço e pronto, é algo mecânico. E a vida hoje está realmente se tornando mecânica. A gente acorda, faz as mesmas coisas, bate sempre na mesma tecla, reclama das mesmas pessoas. Mas, e daí? E o resto?
Ando me questionando mto sobre isso e sinceramente espero chegar a alguma conclusão.

Bjão.

M. A. Cartágenes disse...

Pra mim tempo é algo imutável, que nós recortamos em meses, anos, e por aí vai... Pra quem sabe termos a chance de "recomeçar".

Bia Kohle disse...

O tempo passa e nós ficamos aqui, nesse mesmo lugar. Sentados numa mesa, estudando propostas melhores para o futuro. Por mais que a situação esteja boa, queremos sempre mais...
Só visitando mesmo...

Beijos...

Walmir disse...

Gosto dos seus posts. Parabéns. O Tempo é relativo, indefinível, mas, também, absolutamente concreto para aqueles que dependem dele, por mais contraditório que isso possa ser.
Um grande beijo de um leitor, ou melhor um peregrino de um instante (meu blog).