E é fim de ano...


Fim de ano é sempre a mesma coisa. As pessoas costumam seguir seus rituais de passagem de ano, vestir roupas de cores com algum significado, arriscar superstições estranhas, se esbaldar em muita festa e desejar Feliz Ano Novo até a quem não conhece.

O que me intriga nessa fantasia toda criada em cima de apenas alguns minutos é o fato de as pessoas não estarem nem um pouco preocupadas com o bem-estar do outro.

No ambiente de trabalho, os funcionários enviam cartões entre si e realizam uma grande confraternização com bastante bebida e comida, desejando paz, saúde, sucesso e todo aquele blá blá blá, mas na verdade o que querem é ocupar o lugar de seus chefes ou conseguir uma promoção em seu emprego.

Na família, as festas de fim de ano são apenas pretextos para reunir um grupo de pessoas de mesmo sangue que não se vêem durante 364 dias [seja pela correria do dia a dia ou mesmo por intriga com algum parente] e encaram o último dia do ano como o "último suspiro", ou seja, uma forma de aliviar a consciência por não ter se dedicado à família o suficiente. Entre os amigos, fim de ano é motivo de festa, festa e mais festa. "Saúde?Pra quê? O fígado precisa de álcool para funcionar. Paz? A paz podemos encontrar depois, quando estivermos cansados. Dinheiro?Fim de ano é motivo para gastar tudo com futilidades e esperar que a cor amarela na virada do ano me faça ganhar mais dinheiro". E as promessas que nunca são cumpridas? Ai, ai, mundinho estranho esse o nosso.

Virada do ano é algo simbólico meus caros. Preocupem-se com o que de fato é importante em suas vidas. É só pensar um pouco e logo chegarão em uma conclusão.

Longe de supertições e simpatizante de uma boa festa, me divirto com os costumes de muitos e a simplicidade de poucos.

Feliz Ano Novo a todos!

1 comentários:

Anônimo disse...

Eh pelo menos uma vez né?!o povo faz isso...pior se naum fizesse nehuma.Pior que dps que tudo passa vem as dividas,os fuxicos... e fica a pergunta sera q valeu a pena fazer tudo isso??