Noite Junina


Domingo, 20:25 hrs, 15 de junho de 2008

Acidente no bairro do Cohafuma. Duas ambulâncias. Uma moto caída no chão. Tudo indica que uma pessoa está morta. Curiosos se aglomeram para se compadecer com o sofrimento da vítima que sangra incontrolavelmente em uma avenida congestionada de carros que buscam diversão em mais uma noite de Arraial em São Luís. Domingo. Em noite festiva em que matracas e pandeirões anunciam bumba-meu-boi nos diversos terreiros espalhados pela capital, a atração aqui é outra: o estado agonizante em que o indíviduo acidentado se encontra. Toadas são sirenes de ambulâncias. Brincantes não usam chapéus de fita ou roupas de penas, mas jalecos e sapatos brancos. O palco tem um nome: Avenida Jerônimo de Albuquerque (próximo ao Condomínio do Novo Tempo, após o Multicenter Sebrae). Os espectadores do acidente que agora tornou-se espetáculo são singelos moradores da redondeza que optaram por assistir a agonia humana em vez de lambuzar-se frente à TV e às suas apelações dos dias de domingo. De fato. Desligue a TV aos domingos. Há coisa muito mais interessante acontecendo do outro lado da janela de sua casa.

Sabe o que me chama a atenção?A capacidade que o ser humano tem em se importar com o outro. Seria inútil calcular a quantidade de pessoas que passaram pelo local do ocorrido e que mesmo assim seguiram seu caminho deixando apenas um comentário: "Nossa!Que trânsito infernal!Tudo isso por causa de um mísero acidente!". Perderia meu tempo com algo incalculável. O engarrafamento aumenta a cada segundo. Você deve estar se perguntando: "E você moça?Aonde enquadra-se nessa história toda?". Eu? Sou apenas mais uma que passou pelo local. Observou a cena toda. E em meio a tambores e forró pé-de-serra se distrai em mais um arraial montado no São Luís Shopping. Optei pelo espetáculo junino convencional.

2 comentários:

BebeLL disse...

Moçaaaaaa,adorando ler os teus textos!!...

^^

Unknown disse...

Jah dizia o saudoso Renato Russo:
"todos satisfeitos com o sucesso do desastre" (Metrópole)
É impressionante a capacidade que os curiosos tem de ajudar uma vítima de acidente no trânsito com um simples gesto: o olhar! Isso me lembra uma história. Recentemente a casa de um parente serviu com QG de um evento católico e eu estava ajudando na organização. Um carro parou na porta da casa e pediu pra que eu ajudasse a socorrer uma menina que tinha desmaiado e estava passando muito mal. A única coisa de primeiros socorros que eu sei é que se precisa chamar uma ambulância o mais rápido possível! Resolvemos sentá-la no sofá. Não passou 30 segundos a casa estava cheia de curiosos querendo simplesmente saber o que tinha acontecido sendo que o que se buscava era uma solução rápida pois a menina chorava muito e reclamava de muita dor. Mas os vários curiosos apenas olhavam para ela... como se a força do olhar pudesse fazer algo pra ajudá-la. Mas enfim...

Abraço a todos!
bjss parceiraaaa =****